Candlesticks

O Martelo (Hammer): Construindo o Padrão

Os padröes de candles são muito bons em dar sinais rápidos sobre o movimento do mercado. Neste artigo vamos conhecer a fundo o padrão marteloe, em seguida, ver como podemos utilizá-lo em nossos trades.


O Martelo


O martelo é um dos padrões mais confiáveis de reversão, entretanto, para usá-lo de maneira efetiva é preciso conhecer suas características. Vamos a elas:


  • O martelo possui uma longa sombra inferior e o corpo situado na parte superior do padrão. O tamanho da sombra deve ser pelo menos duasvezes o tamanho do corpo.
  • Para ser um martelo deve surgir após uma baixa. Se a figura aparecer após uma alta ela provavelmente será um outro padrão chamado o enforcado. Este padrão é idêntico ao martelo, mas indica reversão para baixa e possui suas próprias particularidades. Será tema de outro artigo.
  • O pequeno corpo do martelo pode ser de qualquer cor, ou seja, o candle pode ser de alta ou de baixa.
  • Se houver sombra superior ela deve ser muito pequena, o ideal é que seja inexistente.

Martelos


A Força dos Martelos


Como já foi dito os martelos são excelentes indicativos de que a queda que acontecia está por acabar. É importante lembrar que na teoria de candles um padrão de reversão não quer dizer que começará uma nova tendência na direção contrária. Ao invés disso, padrões como o martelo sinalizam que a tendência provavelmente acabou, mas o lado para o qual o mercado irá seguir depende da figura técnica total.


Sejamos práticos, nem sempre o mercado vai parar em um martelo (embora seja um sinal muito bom). Muitas vezes a queda continuará, portanto, é importante saber os fatores que aumentam a confiabilidade do martelo:


  • Tamanho da sombra: Quanto maior o tamanho da sombra em relação ao corpo melhor. Muitos analistas, classificam como martelo clássico apenas se a sombra for cercade 2,5 vezes o corpo.
  • É preferível, mas não uma exigência que o candle tenha um fechamento positivo (corpo "branco"). Esse tipo de martelo também recebe a denominação de linha de força (power line).
  • Proximidade com uma região de pressão compradora: A formaçãodo padrão sobre uma zona na qual existe um suporte, ou um nível de fibonacci, por exemplo, aumenta bastante a chance de acontecer a reversão.
  • Velocidade do movimento de queda: Se a queda foi muito rápida, o mercado pode tornar-se vulnerável ao acontecimento de uma correçãotécnica para cima e o martelo pode ser um bom indício de que esse processo está em andamento.

Observemos agora um gráfico intraday do índice Bovespa:


Padrão martelo


Neste gráfico de 30 minutos o mercado vinha caindo mais de 300 pontos. Surgiu então o padrão martelo. Após a formação do martelo, a tendência de queda foi interrompida e pelos 120 minutos seguintes o mercado acumulou antes de começar, efetivamente, um movimento de alta.


Neste artigo, vimos como identificar o padrão e fatores que influenciam em sua confiabilidade. Na parte 2 deste estudo veremos algumas estratégias de utilização do martelo em nossos trades.


Um Pouco de Curiosidade


Para aqueles que gostam de curiosidades um fato interessante é a maneira como os japoneses chamam o martelo. Segundo Steven Nison em seu livro "Japanese Candlestick Charting Techinques" o termo utilizado é takuri. O significado da palavra soa como "tentando saber a profundidade da água sentindo o seu fundo".


Leia o artigo Realizando Trades com o Martelo, para saber mais sobre este padrão e estratégias de negociação.


Bons Negócios!




Padrões de Continuação: Rising e Falling Three Methods

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Av. Carlos Gomes, 300, 10º andar.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...