Candlesticks

O Padrão Engolfo

Os padrões de engolfo de alta e de baixa são padrões de reversão de tendência que possuem uma confiabilidade significativa. Estão entre os padrões de candles mais "famosos". Como reconhecer um engolfo? Vamos lá, as características do engolfo de alta são:


  • Surge em uma tendência de baixa.
  • O primeiro dia do padrão é formado por um candle de baixa.
  • No segundo dia surge um candle de alta cuja abertura está abaixo da abertura do dia anterior e o fechamento acima do fechamentodo dia anterior. O que acontece é que o corpo do segundo candle envolve (engolfa) o corpo do primeiro.

O engolfo de baixa é similar com as diferenças esperadas:


  • Surge em uma tendência de alta.
  • O primeiro dia é um candle de alta.
  • O corpo do segundo dia (de baixa) engolfa o do primeiro dia.

Padrões de Engolfo


Fatores que Fortalecem o Padrão


O engolfo é um padrão de confiabilidade considerável, mas claro que, como todos os padrões de candles, a confiabilidade sofre influências do momento técnico total. Existem, no entanto,aspectos que sugerem um engolfo de maior força:


  • Surgir após movimento rápido (que pode ter deixado o mercado vulnerável a correções) ou após uma tendência longa (mercado sobrecomprado/sobrevendido).
  • O primeiro dia do padrão ser composto por um candle de corpopequeno, o que pode indicar a existência de um balanço entre as forças de oferta e demanda e, portanto, o controle não é mais tanto dos vendedores/compradores quanto anteriormente.
  • Volume forte no segundo dia do padrão.

Vejamos o gráfico abaixo do Bradesco (BBDC4):


Engolfo de alta


O papel vinha em uma forte tendência baixista, mesmo surgindo alguns candles de indecisão (como alguns doji) o mercado continuava em "queda livre". Mas, surgiu no início de julho um grande candle de alta que juntamente com o candle de baixa anterior mudou a cena técnica formando um padrão engolfo de alta. Note que após a formação do padrão o papel realizou, por vários pregões, um movimento consistente de alta.


Formação de Resistência ou Suporte


Um engolfo de alta é um excelente formador de suportes, enquanto que um engolfo de baixa é um ótimo formador de resistências. Quando surgir o padrão selecione a mínima dos dois dias em caso de engolfo de baixa, ou a máxima no caso de alta e traceali uma linha reta. Pronto, você acaba de indentificar uma provável zona de suporte ou resistência.


Caso você tenha comprado (no engolfo de alta) ou vendido (no engolfo de baixa), essa é uma boa região para o posicionamento de seu Stop. Nunca se esqueça de realizar a análise de risco/recompensa, dependendo da situação (mercado corrigiu demais em um único dia, aproximou-se muito de uma resistência, etc.) o trade pode deixar de ser atrativo, especialmente em curtíssimo prazo.


Bons negócios!




O Samurai de 100 trades vitoriosos O Martelo: Realizando Trades

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Av. Carlos Gomes, 300, 10º andar.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...