Candlesticks

O Martelo (Hammer): Realizando Trades

Identificar um padrão de candle, como vimos no artigo introdutório sobre o martelo, é o primeiro passo. Contudo, saber como lucrarusando o padrão é tão fundamental como reconhecê-lo.


Neste artigo vamos ver, de forma direta, algumas regras que podemos utilizar para fazer trades com martelos.


Princípio 1: O Fundo do Martelo é Região de Suporte


O mercado está confuso e você não sabe exatamente a região de suporte? Se existe um martelo por perto existem chances gigantescas de que suas dúvidas tenham acabado. O fundo de um martelo (seu valor mínimo), normalmente, identifica um ótimo suporte.


Vamos ver alguns exemplos:


Martelo como suporte


Neste gráfico diário do índice Bovespa o mercado formou um martelo que colocou fim a uma queda. A partir daí o mercado reagiu e passou ase movimentar de lado acima dos 14000 pontos. Em meados de Junho iniciou-se umnovo movimento baixista, o qual encontrou suporte na região do martelo que havia sido formado há cerca de dois meses e meio atrás.


Então, o fundo do martelo é região de suporte. Ótimo. A práticacomum em suportes é, obviamente, comprar. Uma estratégia, portanto, é posicionar as ordens de compra no suporte com um stop abaixo dessa linha.


Princípio 2: Administrando Risco e Recompensa com o Martelo

Um ponto que nunca deve ser esquecido quando analisamos oportunidades de negócios com a técnica de candles é a análise de risco/recompensa. Muitos padrões, quando são formados, embora sinalizem compra, não apresentam uma boa oportunidade de investimento.


Imagine, por exemplo, um martelo com uma sombra muito grande. No momento em que a figura acaba de ser formado talvez a atratividade de compra seja muito pequena, pois o papel já percorreu um longo caminho desde seu fundo (a cotação mínima do candle).


Candles sinalizam antes de outros sinais da análise técnica ocidental as possibilidades de reversão. Entretanto, não carregam com si informações sobre alvos de preços. Dessa maneira, é interessante antes de fazer investimentos com o martelo analisar o risco/recompensa em conjunto com outras técnicas.


Martelo rcom linha de tendência descendente


Veja o gráfico acima da Gerdau (GGBR4). O mercado vinha em queda até que um martelo foi formado. Esse martelo praticamente não tem corpo, sendo também um doji (mais especificamente um dragonfly doji, mas isso é tema de outro artigo).


Vale a pena comprar neste martelo? Observe que existe uma linhade tendência descendente logo em cima. Essa linha tem grande potencial de seruma resistência, logo, talvez a recompensa seja pequena não justificando a entrada neste trade.


Esse tipo de análise não deve ser negligenciada quando nos preparamos para arriscar nosso dinheiro.


Bons negócios!




O Padrão Engolfo Padrões de Continuação: Rising e Falling Three Methods

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Av. Carlos Gomes, 300, 10º andar.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...