Ferramentas de Trading

INTRODUÇÃO AO AUTO OP

Imagine a seguinte situação: você efetua uma ordem de venda em um dia que o mercado está altamente volátil e com muitos negócios sendo efetuados a cada instante. Quando de repente você resolve dar um gole no seu café (que provavelmente já estará gelado). No momento em que você dá esse gole, o papel subiu 3 ticks e depois caiu 5, ficando 2 ticks abaixo de quando você executou a sua ordem de compra. Pode parecer engraçado, mas quem já vivenciou dias movimentados no mercado, sabe que isso é plenamente possível. Se você ainda não teve um dia desses, pode aproveitar o nosso AutoOp para evitar esse tipo de cenário.

A questão é, que esse seu gole de café poderia ter sido um gole tranquilo e de sucesso com a programação automática das ordens, as famosas ordens OCO. Pois se elas tivessem sido programadas para um gain de 2 ou 3 ticks, a sua posição teria sido encerrada automaticamente com ganho.



Vale ressaltar que um trader de sucesso é guarnecido por 4 elementos principais: O seu conhecimento, a sua experiência, sua inteligência emocional e as tecnologias à sua disposição.

Nós vamos hoje apresentar o AutoOp, a nova ferramenta desenvolvida pela Nelogica para que você tire proveito de casos como o que acabamos de descrever à seu favor.

Muitos traders chamam esse tipo de operação de Ordem OCO ou Gain & Loss, onde que assim que é executada uma ordem, ela abre duas outras ordens simultaneamente, uma de perda e uma outra de ganho, sendo que quando uma dessas duas ordens é atingida, a outra é automaticamente cancelada.

Nós demos o nome AutoOp, derivado de automatização operacional, pois como nós temos planos de expandir essa funcionalidade, o Gain & Loss será apenas uma dentre várias opções para automatizar suas operações.

SIGNIFICADO DAS ORDENS OCO

Considerando que devem ter ter pessoas que conhecem bem as ordens OCO, algumas que sabem mais ou menos à seu respeito e outras que nunca ouviram falar, vamos passar rapidamente pelo conceito desse tipo de funcionalidade para evitar problemas de interpretação quando formos explicar com mais detalhes como ela funcionar na plataforma ProfitChart.

O termo "OCO" vem do Inglês One-Cancels-the-Other Order (Uma Cancela a Outra Ordem), onde sua função é literalmente a sua tradução: quando uma ordem é executada a outra é imediatamente cancelada, seja ela de Perda ou Ganho.

Vamos compreender melhor o conceito avaliando a seguinte situação: quando eu entrar comprado no Mini Índice, no mesmo instante duas outras ordens na posição inversa (nesse caso para venda) serão automaticamente posicionadas estipulando o Gain e Loss. Portanto, se eu configurar o meu Gain e Loss para 5 ticks, no momento que eu executar a ordem de compra, automaticamente o ProfitChart posicionará uma ordem Gain e Loss de venda 25 pontos superior e inferior ao nível da minha ordem de compra, respectivamente.

É dessa maneira que as ordens OCO funcionam. Mas se você ainda estiver com dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a gente ;)

INFORMAÇÕES SOBRE AS ORDENS DO AUTOOP

Essas ordens não são à mercado. A ordem Gain é uma ordem limite, que vai diretamente para a bolsa, então ela fica na pedra. Já a ordem Loss é uma ordem Stop que também vai para a bolsa, porém ela fica armazenada na plataforma e só vai começar a ser executada quando o preço ou pontuação que estipulamos para o Loss for atingido.

LOCAIS QUE A ESTRATÉGIA OCO ESTÁ DIPONÍVEL

Visando proporcionar a melhor experiência para o trader, posicionamos as estratégias OCO em pontos de impacto para quando se está operando. Assim, você tira o máximo de proveito automatizando o seu Gain e Loss para potencializar os ganhos.

Você encontrará a funcionalidades nas seguintes ferramentas:

  • SuperDOM

  • PriceTrader

  • Boletas comuns

  • Próprio gráfico (Chart Trading)

  • Boleta DayTrade



OPERANDO PELO AUTOP

Agora que você já conhece o conceito desse tipo de ordem e onde ela fica disponível na sua plataforma ProfitChart, vamos apresentar todas as informações que estão contidas na criação das estratégia e como cada uma funciona.

NÚMERO DE ESTRATÉGIAS.

A primeira coisa que deve ser levado em consideração antes de configurar a sua automatização de ordens Gain e Loss, é que a plataforma permite que você crie mais de uma estratégia simultaneamente para a mesma ordem que será enviada.

Por exemplo, eu vou comprar 9 mini contratos. Mas quero que para 3 mini contratos tenha Gain e Loss de 1 tick respectivamente, para outros 3 contratos Gain e Loss de 2 ticks, e para os 3 contratos restantes Gain e Loss de 3 ticks. Sem problemas. Isso pode ser facilmente realizado no ProfitChart, basta você abrir 3 opções de estratégias e configurá-las para funcionar dessa maneira.

Aliás, esse exemplo já mostra como o AutoOp vai colocar suas operações à um novo patamar, pois imagina como seria fazer tudo isso manualmente em um mercado extremamente volátil?

Ah, e se você está se perguntando como que você configura a sua plataforma para fazer isso, vamos explicar melhor nos próximos tópicos.

OPÇÃO "QUANTIDADE (%)"

Você perceberá que você conta com a seguinte opção na hora que for configurar a sua estratégia: "Qtd (%)". Aqui você coloca a porcentagem do total das suas ordens que você quer que ou o Gain ou o Loss execute. Por exemplo, vamos dizer que eu vou preparar a estratégia do Gain e Loss para 6 mini contratos, e na opção "Quantidade (%)" coloco 50% ajustáveis para dois ticks de Gains e dois ticks de Loss e, os outros 50%, um tick de Gain e Dois de Loss. Isso significa que quando eu lançar a ordem de compra de 6 mini contratos e ou o meu Gain ou o meu Loss for atingido, eles serão estopados com diferentes cenários.

Você também pode administrar a quantidade de ordens que você quer em determinadas estratégias. Outro exemplo: eu vou executar um ordem com 8 mini contratos e possuo 3 estratégias. Se eu colocar na primeira estratégia 50% e na segunda e na terceira 25% respectivamente, na primeira estratégia será executados 4 mini contratos e na segunda e terceira 2 mini contratos.

Informação importante: Vamos explicar agora o que acontece quando a porcentagem não é exata com o número de ordens. Sempre que aparecer a situação onde o número executado ficar fracionado com relação à quantidade, o ProfitChart irá sempre jogar o valor para cima.

MUDANÇA DO GAIN E LOSS DEPOIS DE ENVIADA

Depois que você executou uma ordem e o Stop Gain e Loss foi plotado automaticamente, se nenhum dos limites foi alcançado, você pode alterar ele manualmente apenas com o arrastar do mouse.

Fácil de alterar e de customizar. Saindo da estratégia padrão.

CANCELAMENTO DO GAIN E LOSS

Se você desejar excluir a sua ordem gain e loss depois que ela foi enviada automaticamente com a execução da sua ordem, é bem simples. Em qualquer uma das ferramentas do AutoOp, basta ir no ''X'' que fica tanto ao lado da Ordem Gain quanto da Ordem Loss e clicar. Note que ao cancelar uma das duas, a outra será cancelada automaticamente também.

QUANDO VOCÊ ZERA OU INVERTE A POSIÇÃO

Supondo o cenário onde eu estou com a minha estratégia de Gain e Loss configurada e executei uma ordem de compra e/ou venda, eu decidi que não quero esperar que a minha posição atinja nem o Gain nem o Loss, eu opto por zerar a minha posição antes dela atingir um desses limites. Quando eu encerro a minha posição, as ordens Gain e Loss continuarão plotadas. Sendo necessário que após você zerar a posição, você realize o cancelamento das ordens OCO manualmente.

A mesma coisa acontecer quando você inverter a posição. Se eu estiver operando comprado a mercado e resolvo inverter a posição, eu vou ficar vendido mas estarei com as minhas duas ordens de venda em aberto. Sendo necessário encerrá-las para eu que não fique vendido e com mais duas ordens de venda ativas.

AJUSTE AUTOMÁTICO

Essa daqui é uma uma preocupação de muitos traders, mas que você logo irá perceber que no AutoOp não será problema. Então o que seria o ajuste automático?

Nós vamos explicar na seguinte circunstância: Eu enviei uma ordem de compra de 10 mini contratos, com a estratégia configurada para que 100% da quantidade seja executada no Gain e Loss. Porém, a minha ordem foi executada parcialmente, e apenas 5 mini contratos foram comprados.

É aqui que surge a dúvida: será que o Gain e Loss será para 10 mini contratos? Porque se for desse jeito, ele irá vender esses 5 contratos e eu passarei a operar vendido com os outro 5 mini contratos do Gain ou Loss.

Mas não é preciso se preocupar. O AutoOp reconhece que a ordem foi parcialmente executada, e ajusta automaticamente o Gain e Loss. Aproveitando o cenário acima, o AutoOp iria posicionar o Gain e o Loss para vender apenas os 5 mini contratos executados, sem correr o risco de inverter a posição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nós temos diversas funcionalidade em desenvolvimento que muito em breve serão adicionadas no AutoOp, feitas especialmente para aprimorar a sua capacidade de operação.

Caso você tenha interesse, pode encontrar mais a respeito na aba "Ajuda" na parte superior da plataforma. E se preferir, sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente pelo número (51)3023-8272 ou pelo email comercial@nelogica.com.br que será um prazer falar com você para esclarecer qualquer eventual dúvida que surgir.



Livro de Ofertas Layouts

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Av. Carlos Gomes, 300, 10º andar.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...