Ferramentas de Trading

SuperDOM

Assim como o cirurgião necessita do melhor bisturi possível, o trader ativo também necessita das melhores ferramentas para a execução de seu trabalho. Na situação de scalping e day-trading em particular, a janela operacional pequena, ou seja, abertura e fechamento de operações em poucos segundos ou minutos, faz surgir uma demanda ainda maior e crescente por ferramentas que unam análise e operação em uma estrutura única. Mas, como isso funciona?

Com o ProfitChart PRO o trader conta com o SuperDOM (Depth Of Market) desenvolvido para facilitar a vida do day-trader.

Semelhante, na análise, à ferramenta netrix, contém ainda uma gama de botões operacionais.

Vamos analisar alguns dos diversos modos de usar esta ferramenta e suas potencialidades. Atenção: através do SuperDOM é possível encaminhar ordens gain e loss, ou seja, ordens padronizadas de ganho e perda de forma automática através da tecnologia AutoOp.

Ferramentas Gerais

Clicando com o botão direito do mouse sobre o SuperDOM, ele pode ser personalizado do modo que o trader achar mais interessante.

Em Propriedades do Livro, os filtros e colorações já vistos em artigos anteriores estão à disposição de serem aplicados nesta ferramenta.

Caso esteja aparecendo apenas o SuperDOM sem as ferramentas operacionais, como os botões de compra e venda e a conta, clique com o botão direito do mouse sobre a ferramenta, conduza até Visibilidade, e clique, com o botão esquerdo, em Ferramentas DOM, conforme exemplo abaixo, que já está selecionado.



Em Propriedades do Livro, na aba Execução, é possível escolher diferentes meios para se operar. Em Modo de funcionamento, se escolhe entre Padrão e One Click Trading.



Padrão: Na escolha deste, utiliza-se o teclado no auxílio das operações. Assim, para encaminhar ordens, a tecla Control é segurada e com o botão esquerdo do mouse se clica no preço. Para reduzir o tamanho da ordem encaminhada, a tecla Shift é segurada e com o botão esquerdo do mouse se clica no preço.

One Click Trading: É utilizado para o operador que usa apenas o mouse nos trades; escolhendo esta opção, apenas clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o preço, a ordem já é encaminhada, e com o botão direito o lote é reduzido.

Inserção do Volume At Price

O Volume At Price (ou V@P) é a ferramenta que relaciona o total de trades efetuados por faixa de preço.

É possível incluí-la dentro do SuperDom; clicando com o botão direito do mouse na ferramenta, e conduzindo até Volume At Price, há as opções de Colunas, Tipo de Volume e Período.

Em Colunas, é possível colocar Colunas Volume At Price - aparecerá em verde, à esquerda - e Colunas de Agressões - em azul as agressões de compra e em vermelho as agressões de venda.

Em Tipo de Volume se define qual o critério para o volume: Volume Financeiro, Volume Quantidade ou Número de Negócios.

Em Período, define-se a periodicidade para o V@P.

Envio de Ordens Limitadas

O envio de ordem limitada, é também conhecido como pendurar uma ordem no book. No exemplo abaixo, encaminhar ordem de compra no preço de 3.918,00 ou abaixo dele.



Envio de Ordens à Mercado

A ordem à mercado, é a chamada agressão, que faz sentido ser realizada apenas no último preço no qual há lotes a serem consumidos; no exemplo abaixo, seria o envio da ordem à 3.923,00



Envio de Ordens Stop

A ordem stop (ou start) é aquela que, encaminhada a determinado preço, só será enviada quando o mercado passar por aquele preço. No exemplo abaixo, ordens de 3.922,00 para cima, automaticamente já são reconhecidas pelo SuperDOM como ordens stop.



Ordens Gain e Loss simultâneas (AutoOp)

Tendo em vista a volatilidade do mercado e gerar vantagens ao day-trader que usa stops curtos, ou que prefere já ter pré-definidos valores de ganho e perda, automatizando a saída de suas operações, no ProfitChart PRO é possível encaminhar ordens gain e loss, também chamadas de stop gain e loss.

No próprio SuperDOM, na parte inferior, abaixo dos botões de compra e venda, há Estratégia. Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre +, e selecionando ao lado para estratégia Personalizada, inicia-se o uso dessa ferramenta. Abaixo, as coordenadas.





Agora, podem ser parametrizados o gain e o loss. A cada ordem que for encaminhada, seja ela ordem à mercado ou limitada, automaticamente aparecerão às ordens gain e loss.

Na parametrização, tanto de ganho como de perda, é utilizado o tick, que é a variação mínima de determinado mercado. Isso deve ser atentado, pois mercados diferentes têm ticks distintos.

Para exemplificar, no dólar futuro, o tick é de 0,5 (ou ?meio ponto?); na Bovespa, isto é, mercado de ações, o tick é de R$ 0,01 (um centavo);

No exemplo abaixo, no DI1F21, foi encaminhada uma ordem de compra à 15,540, com stop gain de 3 (três) ticks e loss de 2 (dois) ticks.

Após o encaminhamento manual da ordem de compra, automaticamente foram enviadas as ordens de gain, a 15,570, e de loss, a 15,520.



O que há de mais novo para operações voltadas para o day-trading está no ProfitChart PRO. Para os próximos artigos, serão abordados os books do ProfitChart PRO. Operar sem olhar ou entender os books, para um scalper por exemplo, é como operar com metade da visão, tamanha importância dessa ferramenta.

A filtragem de ofertas, monitoramento de players e a o próprio book dentro do gráfico são algumas dessas novidades.



Relatório de Performance Times & Trades

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Av. Carlos Gomes, 300, 10º andar.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...