Candlesticks

O Padrão Piercing

Candles estão entre as ferramentas de preços mais ágeisem gerar sinais importantes, tanto de reversão quanto de continuação demovimento. Quando prestamos atenção ao contexto no qual um determinado candle surge e combinamos suas informações com outras técnicas ocidentais os resultados são muito bons.


Neste artigo vamos conhecer um padrão de reversão chamado piercing. Trata-se de um padrão altista que surge com alguma frequência e possui características importantes que devemos conhecer para medir (pelo menos subjetivamente) sua confiabilidade. Como convenção neste artigo usaremoso período diário para explicar o padrão, mas ele é perfeitamente válidopara intervalos de tempo maiores e também intraday.


Identificando o Padrão


O padrão piercing surge em um movimento baixista, necessitando de dois candles para sua formação:


  1. O primeiro é um candle de queda, normalmente com um corpo de tamanho grande em relação a suas sombras.
  2. O segundo é um candle de alta cujo valor de aberturaé inferior ao fechamento do dia anterior (idealmente menor que a mínima). Apesar da abertura ruim para os compradores, durante o dia existe uma recuperação que resulta em um fechamento que avança bastante para "dentro" do corpo do candledo primeiro dia.

A figura abaixo ilustra o piercing.



Fatores de Reforço


Existem alguns itens que intensificam a força do padrão:


  1. Quanto maior o grau de avanço melhor. Um piercingno qual o candle de alta passa de 80% do corpo do candle dequeda é mais relevante do que outro em que essa penetração é de 50%. Se esse avanço for de 100% ou mais estaremos diante de um engolfo dealta.
  2. Se o segundo dia abre sob ou próximo de um suporte e o candle de alta faz com que o suporte não seja perdido. Isso mostra que os vendedores não tiveram força de vencer a pressão de compra daquela região e reforça a indicação de reversão do padrão.
  3. Volume considerável no segundo dia.

Esses fatores são importantes, mas os dois últimos não são fundamentais. Existe, contudo, menos liberdade em relação ao primeiro (grau de avanço), sendo realmente desejável que essapenetração seja significativa. Se não houver um avançode pelo menos 50% o padrão passa a ser classificado como um dos variantes (mais fracas) do piercing chamados de on-neck,in-neck e thrusting. Não vamos abordar esses padrões neste artigo.


Observe o gráfico da Embratel abaixo (EBTP4):



O mercado vem em queda com uma sucessão de candlesbaixistas (pretos na figura) e no dia 20 de fevereiro, para satisfação dos vendedores, o mercado abre abaixo da mínima do pregão anterior. No entanto, ao longo do dia os preços iniciam uma recuperação que leva a umfechamento bem acima, penetrando fortemente no último candle dequeda. Está formado o piercing, o qual foi o ponto de reversão para um bello rally na EBTP4.


Lembre-se sempre de observar os candles no contexto em que surgem. O piercing, por exemplo, só possui validade após um movimento de queda. Os candles são uma linguagem de preços rica que pode contribuir bastante em suas estratégias. O piercing como outros padrões de candlespossui o seu padrão oposto baixista, o dark- cloud (nuvem escura) que será tema de outro artigo.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.



Heikin-Ashi - Um novo olhar para os Candlesticks O Padrão Shooting Star

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr.Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...