Candlesticks

Padrões de Continuação: Rising e Falling Three Methods

Embora sejam conhecidos pelo seu poder de sinalizar reversões, nem só de viradas de tendência vivem os candles. Existem sim padrões de continuação e eles podem ajudar bastante. Neste artigo vamos analisar um padrão de continuação de tendência altista chamado rising three methods, como não poderia deixar de ser, vamos dar uma olhada também em seu análogo baixista o falling three methods.


Identificando o Padrão


O rising three methods surge em uma tendência de alta, é formado por:


  • Um candle branco longo
  • Na sequência surge um grupo de candles de corpo pequeno. Esses candles fazem uma configuração de queda ou de movimento lateral.
  • O ideal do padrão é que o grupo de candles seja composto por três. Mas, dois ou mais do que três não invalidam o padrão desde que as outras "regras" sejam cumpridas.
  • Os corpos dos candles pequenos devem estar dentro doespaço entre a máxima e mínima do candle longo inicial. Note que no intervalo de máximo e mínimo estão incluídas as sombras do candle longo.
  • As cor dos corpos dos candles pequenos pode ser branca ou preta. É preferível que seja preta, mas o contrário não invalida o padrão.
  • O último dia do padrão deve ser uma figura de alta forte com um fechamento acima do fechamento do primeiro dia do padrão.

Como você já deve estar imaginando, as regras de formação do falling são similares, mas contrárias. Vejamos as diferenças:


  • A tendência deve ser de baixa.
  • O primeiro dia é um candle negro longo.
  • O último dia deve ser forte, fechando bem abaixo do candle inicial.

A figura abaixo mostra o rising e o falling three methods.


Three Methods


Realizando Trades


Estamos diante de um padrão de continuação. Se você está posicionado (a favor da tendência eu espero) não há muito a fazer. Posicioneseu stop e observe o comportamento do mercado depois da formação do padrão.


Se você não estiver posicionado é hora da sempre importante análise risco/recompensa. Note que conforme dito, o último candle do padrão tende a ser intenso, ou seja, o mercado pode já ter subido bastante e não ser mais atrativo do ponto de vista de compras. Obviamente, entrar ou não depende de cada situação. Existem resistências por perto? Linhas de tendência? Um lugar em que os traders, normalmente, posicionam seu stop em relação a este padrão é abaixo da mínima do primeirocandle. Você, portanto, conhece seu risco, basta avaliar se a provável recompensa vale a pena.


Vamos ver agora um exemplo no índice Bovespa.


Exemplo: Rising Three Methods


O mercado vem em sua tendência altista. Após um dia longo de alta surgem em sequência três candles de corpos pequenos com um claro aspecto corretivo. A psicologia por trás dos three methods é de um mercado "tomandofôlego" antes de um novo movimento. Após esses três dias, um candle altista forte fecha bem acima do primeiro candle do padrão. O mercado seguiu, assim, a tendência de alta, conforme reforçado pelo padrão rising threemethods.


Os padrões de continuação ajudam o trader a seguir com a tendência (lembre-se ela é sua melhor amiga).


Bons negócios!




O Martelo: Realizando Trades O Martelo: Construindo o Padrão

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr.Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...