Candlesticks

O Padrão Shooting Star

Análise técnica trata de probabilidades. O analista desenvolve uma estratégia com base em um certo número de ferramentas que são aplicadas aos gráficos, quando 2 ou mais dessas técnicas indicam a mesmadireção as chances de sucesso aumentam. A maioria dos analistas que utilizam candles acaba sempre prestando atenção dobrada quando o padrão Shooting Star aparece, especialmente se ele surgir em conjunto com um sinal de topo da análise técnica ocidental.


Características do Padrão

A Shooting Star é um padrão de candle de 1 barra, ou seja, não é um dos chamados padrões compostos, os quais desenvolvem-se ao longo de 2, 3 ou até mais barras. A Shooting Star,ou estrela cadente, recebe esse nome porque ela lembra a estrela no horizonte com a cauda para cima. Ela é formada por um pequeno corpo localizado na parte inferior do candle com uma grande sombra na parte superior.


Não existe regra definida para o tamanho da sombra, mas espera-se que seja de pelo menos 2 vezes o tamanho do corpo. Como outros padrões do tipo estrela, a cor do corpo não é um fator muito importante, por isso está representado em cinza na figura abaixo:



Como a maioria das formaçoes de candles, a Shootingé válida em qualquer tempo gráfico desde uma periodicidade Intraday atémensal, semanal, etc. Sendo um padrão que sinaliza topos (ou seja uma possível queda) ela deve surgir necessariamente após um movimento de alta.


Assim, resumindo as característiscas do padrão:


  • Deve necessariamente vir após um movimento altista.
  • O corpo deve ser pequeno e na parte inferior, contrastando comuma grande sombra na parte superior.
  • É válida em qualquer tempo gráfico. Uma observação a ser feita, no entanto, é que em intervalos muito curtos como 5 minutos a efetividade tende a ser um pouco menor.

Utilização e Confluência


No gráfico abaixo do índice Bovespa (IBOVESPA) está destacada umaShooting Star:



O mercado reage após chegar na região dos 20 mil pontos. O movimento de alta estabelecido começa a ser posto em dúvida com o surgimento da Shooting Star, indicando através de sua sombra que o mercado tentou, mas rejeitou novamente o nível de preços deaproximadamente 23.370, confirmando a última resistência alcançada.


Esse, inclusive, é um ponto importante. Omáximo da Shooting estabelece uma nova resistência e quando o padrão se forma perto de uma resistência já conhecida (como no exemplo mostrado) a técnica de candles oriental está sendo confirmadapor uma técnica da escola gráfica clássica, gerando uma confluência de sinais que aumentam em muito as probabilidades de uma reversão.


Na figura abaixo um novo exemplo com a Telemar (TNLP4) próximo a uma Banda de Bollinger. Note que a Shooting possui uma pequena sombra inferior, por ser bastante reduzida em relaçãoao restante do candle ela não invalida o padrão.



Procure sempre observar se a formação surge juntocom resistências, linhas de tendência de baixa, limites de envelopes, bandas de bollinger e também em conjunto com osciladores em estado de sobrecompra como IFR, Estocástico, etc. Essas coincidências aumentam muito a confiabilidade. O artigo que Estocástico trata de trades com canais mostra uma Shooting Star confirmando o limite superior do canal, os exemplos existem em grande quantidade e o mercado vai continuar criando novos continuamente.


Siga sempre trabalhando, pesquisando e aperfeiçoando sua metodologia. Se você gosta de candles preste atenção nos interessantes sinais de reversão gerados pelas figuras, em especial, quando as técnicas ocidentais e orientais indicam a mesma direção.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.



O Padrão Piercing O Samurai de 100 trades vitoriosos

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr.Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...