Trading

Trading

Estratégias e metodologias que irão ajudá-lo a aplicar de maneira mais eficiente suas técnicas de análise. Além de conhecer os métodos, é importante que o investidor esteja atento para as diferentes maneiras de alavancar ganhos e também preservar o capital.


  1. Planejamento de Operações
    Frequentemente negligenciado pelos traders iniciantes, o planejamento das operações é extremamente importante. Sem um planejamento adequado, o operador fica impossibilitado de saber previamente como irá agir em um rol de cenários que surgirão após a entrada na operação.'

  2. Diferentes Maneiras de Utilizar o Volume
    O volume é um dos indicadores mais controversos da análise técnica e, comumente, não é explorado em todas as suas vicissitudes.

  3. Commodities agrícolas - esta classe de ativo apresenta tendências duradouras e consistentes
    As commodities agrícolas apresentam tendências mais claras e consistentes.

  4. Escolhendo o melhor instrumento para uma operação
    Tradicionalmente, traders escolhem apenas o instrumento objeto para uma operação, esquecendo-se das possibilidades existentes com os derivativos. Os mercados derivativos tem fama de serem perigosos, contudo, o principal intuito destes é mitigar riscos e amplicar o leque de possibilidades. Paradoxalmente, eles podem ser muito erigosos se forem utilizados de forma errônea.

  5. Market Makers - definitivamente, eles não são inimigos dos traders
    Popularmente, ouvimos traders iniciantes insinuarem que os market makers dificultam as operações. Ledo Engano!

  6. O que é uma ordem à mercado limitada?
    Uma ordem limitada à mercado, frequentemente, é emitida de forma errônea pelos traders iniciantes.

  7. Construindo Setups de Análise Técnica
    Existem fatores que, sempre, devem ser considerados à adequada construção de um sistema de análise.

  8. Boleta Day Trade
    Operadores intradiários necessitam de agilidade para a execução de trades. Para suprir esta demanda, foi desenvolvida a Boleta Day Trade, simplificando o envio de ordens.

  9. Construindo índices setoriais com a Linha de Avanço e Declínio
    A Linha de Avanço e declínio é uma excelente alternativa aos índices.

  10. Operando Breakouts Falsos
    Os falsos breakouts, ao contrário do que estamos acostumados a ouvir, podem apresentar ótimas oportunidades de operação.

  11. Métodos de colocação de Stop
    Trading é um jogo de probabilidades e, sendo assim, muitas vezes as operações resultarão em prejuízo. Desta maneira, só restam duas opções para ele: aceitar que estava errado e liquidar as posições com um prejuízo administrado ou afundar junto com o navio.

  12. O que a abertura do mercado nos diz
    Observar como os players estão agindo logo que a mercado abre pode dar uma boa expectativa quanto ao comportamento do mercado para todo o intra-diário.

  13. Utilizando cruzamento de médias de maneira mais eficiente
    A média móvel aplicada ao gráfico de preços é uma das metodologias mais utilizadas dentro da análise técnica, desde os tempos em que surgiram os computadores pessoais. Existem diversas maneiras de utilizar as médias, entre elas, por meio da análise de cruzamentos.

  14. O After Market
    Para quem opera com base no gráfico diário, operar no After-Market pode ser uma estratégia interessante. O padrão Candlestick (gráfico diário) só fica definido após o leilão de fechamento do pregão regular. O preço de fechamento é provavelmente o mais importante entre os quatro preços que formam o Candlestick. Também é a referência de preço mais recente.

  15. O segredo dos Turtles
    O segredo dos Turtles

  16. Day, Swing ou Position Trading?
    Quem vive o dia a dia do mercado financeiro sabe que não existe apenas um estilo de operação. Não estamos falando aqui de perfis como agressivo ou conservador, mas sim de uma classificação que leva em consideração os tempos operacionais e o conjunto de ferramentas analíticas relacionadas. Assim, convencionou-se mapear um trader dentro de três grupos de acordo com seu modus operandi: Day trader, Swing trader e Position trader. Conheça as características de cada um deles.

  17. Topos e Fundos Arredondados
    Topos e fundos arredondados são padrões de reversão da análise técnica. Apresentam características interessantes de preço e volume e, em muitas situações, antecedem movimentos de grande amplitude.

  18. Tipos de Divergências
    Divergências entre o preço e indicadores momentum são sinais valiosos para o trader. No entanto, isso é só a ponta do iceberg, conheça neste artigo os diferentes tipos de diverência e as características que aumentam a sua confiabilidade.

  19. Planejamento de Trades
    Este artigo apresenta uma série de guias para estruturar um bom planejamento de operações. Através da definição de ações objetivas, auto-avaliação, geração de registros e outras atitudes importantes, é possível aperfeiçoar a metodologia de operação e atingir grandes resultados.

  20. A Física do Mercado
    Neste artigo, apresentamos algumas situações do cotidiano da análise técnica sob o ponto de vista da física do mercado financeiro. Inércia, força gravitacional e retroalimentação são alguns dos fenômenos naturais que podem explicar o comportamento de certos padrões gráficos.

  21. Gaps
    Gaps não são apenas espaços vazios nos gráficos. Eles trazem uma série de informações importantes que podem influenciar diretamente a percepção do trader sobre o movimento. Neste artigo conheça mais sobre os gaps, os tipos existentes e os apectos emocionais por trás dessas formações.

  22. A Sabedoria de Jesse Livermore

    Jesse Livermore foi um dos maiores traders da história e ganhou muito dinheiro no famoso crash de 1929. Neste artigo você encontra uma compilação dos princípios de negociação utilizados por ele no início deste século e que permanecem importantes nos dias de hoje.



  23. No mundo das médias móveis
    As médias móveis estão entre as ferramentas mais utilizadas na análise técnica. Conheça neste artigo os tipos de médias móveis existentes, os fatores importantes na escolha do período de cálculo e suas técnicas de utilização.

  24. Realizando Trades com Canais
    O conhecimento do comportamento dos canais oferece diversas oportunidades de operação. Muitas vezes com o alvo de preços (target) previamente definido.

  25. Técnicas de Utilização do Volume
    O volume é um componente da análise muitas vezes esquecido. Neste artigo conheça algumas maneiras de aproveitar as informações fornecidas pelo volume e sua relação com os preços.

  26. 10 Atitudes para Perder Muito Dinheiro na Bolsa
    Com a experiência vem a sabedoria. Entretanto, aprender com os tropeços alheios pode economizar tempo e dinheiro. Veja neste artigo 10 atitudes a serem evitadas para não perder dinheiro na bolsa de valores.

  27. Os Fatores Psicológicos por Trás de Suportes e Resistências
    Suportes e resistências são ferramentas técnicas de importância fundamental. Conheça os aspectos psicológicos que tornam esses níveis de preços tão interessantes e fantásticos.

  28. Realizando Trades com Triângulos
    Existem algumas maneiras de realizar operações com os diferentes padrões. Com triângulos não é diferente, existem estratégias que visam uma maior lucratividade e outras um menor risco inicial.

  29. Regras de Proteção
    Os investidores bem-sucedidos não se cansam de falar sobre a importância da preservação do capital. Conheça a regra do 2% e 6%.

  30. Fibonacci Fan
    Os números de Fibonacci aparecem em diversos fenômenos naturais. No mercado financeiro eles mostram sua força em diversas situações, uma das técnicas que utilizam os números é o Fibonacci Fan.

  31. O Martelo: Construindo o Padrão
    O Martelo é um sinalizador de fundos. Conheça suas características e testemunhe a força do padrão no acompanhamento diário do mercado.

  32. Como Avaliar a Qualidade de Dados para Análise de Ativos
    Além de estudar os métodos de análise, ter o autoconhecimento emocional na hora de tomar (e executar) as operações, também é absolutamente fundamental saber distinguir o joio do trigo. No meio de tantas fontes de informação, como saber se tenho acesso a dados de qualidade? Este artigo mostra 5 aspectos a serem observados, independente de país, mercado ou provedores de serviços.

  33. Simulador (Introdução)
    No mercado não existem caminhos fixos, mas sim inúmeras alternativas que podem ser trilhadas para se atingir as metas. Independente da metodologia, a evolução do trader está intimamente ligada ao ciclo de experimentação, estudo e auto avaliação.

  34. Entendendo as Ordens Emuladas no Terminal e os Riscos Associados
    Os sistemas de negociação eletrônica atuais são formados por diversos sistemas de software interligados que trocam informações entre si. Dentre esses sistemas, três são fundamentais para compreender o fluxo de execução de uma ordem.


Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr.Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68