Ferramentas de Trading

Layouts e Desktops

O ProfitChart PRO é um produto completo para o trader. Quando se lê completo, significa que ele possui funcionalidades analíticas ou operacional essenciais, e isso acaba sendo demandado principalmente por day-traders, que necessitam de uma série de ferramentas para o seus trades.

Com a disseminação do tape reading (leitura de fita, em português) no Brasil, consagrada técnica estrangeira de análise do mercado, o ProfitChart PRO foi sendo moldado a fim de atender os scalpers, que são os principais usuários de funcionalidades que prezam pela rapidez, filtro de informações importantes, e agilidade em abrir e fechar posições.

Alguns layouts facilitam essas análises; uma tela que não possui informações ou as tem excesso, pode trazer dificuldades ao trader. Esse artigo visa apresentar diferentes tipos de telas (ou desktops) para aspirantes a scalpers e mesmo para scalpers que pretendem agregar informações ao seu operacional.

À esquerda, uma grade de cotações, para verificação de outros ativos no dia. Através dela é possível analisar o mercado como um todo, realizando relações entre ativos (Dólar x IBOV ou Dólar x Taxa de Juros, por exemplo).

Dependendo do que está sendo analisado ou operado, é muito importante saber o que está ocorrendo com outros ativos, exatamente pelo fator correlação, e a grade de cotações permite que não se precise trocar de ativo por ativo para essa verificação.

Ao lado da grade de cotações, há dois books: um de ofertas, à esquerda, outro de preços, à direita.

O livro de preços tem uso tanto para operação (agredir o mercado, por exemplo), quanto para análise, verificando o número de contratos por preço. O livro de ofertas serve melhor para análise, e está filtrado de modo a aparecer apenas acima de 2 (dois) lotes de dólar e monitorar (em amarelo) acima de 9 (nove) lotes de dólar.

Serão explicados, nos próximos artigos, como realizar esses filtros e mais especificamente os porquês, porém, o foco é entender que dependendo da análise, é possível realizar diversas abordagens, como por exemplo, retirar “robôs” do book de ofertas ou ordens que não tem importância para o operacional, e, em contrapartida, dar importância a ordens de algum player ou ordens consideradas relevantes. Nesse aspecto, as possibilidades de filtro e monitoramento são infinitas.

No lado direito temos Saldo e Volume At Price.

Saldo apresenta o resultado entre compra menos venda, de cada player. Monitorar essas janelas faz o trader ficar atento quanto maiores compradores e vendedores do dia (perceba que as duas janelas do saldo, uma apresenta os maiores “comprados” outra, os maiores “vendidos” do dia), com dados como o quantidade de contratos, que é um fator importante para tomar como base montadas ou zeradas de posição, e o preço médio, que tal qual o próprio nome diz, é uma média dos preços que determinado player comprou ou vendeu.

O Volume at Price é uma ferramenta para verificação de acúmulos de negociação nos preços. Saber se um preço foi “rejeitado” pelo mercado, quer dizer, não teve negociação, ou que um preço foi muito acumulado, fornece ao trader uma noção de momentos os quais o ativo fica em congestões e/ou mais lento, em detrimento de momentos que não há disputa entre compradores e vendedores.

Esses é apenas UM exemplo possível da organização de tela com funções importantes para scalpers e day-traders que utilizam o ProfitChart PRO. Estamos considerando, também, o uso de apenas UM, monitor.

Podemos, então, adicionar outras janelas, como por exemplo:

  • Em vez de colocarmos um livro de preços, utilizarmos a ferramenta SuperDOM, analisando, operando e tomando como auxílio os botões de compra e venda à mercado, zerar e inverter posições.



  • Adicionamos nesse layout as ferramentas Evolução no Tempo (que é a ferramenta Saldo, por player, de maneira gráfica), no Volume At Price colocamos a aba agressores por saldo, monitorando na janela do livro de ofertas (à esquerda) alguns players.



  • É possível a montagem de um layout mais propriamente operacional, com ferramentas como o Price Trader e posição (do dia).



  • Para salvar seu desktop, na parte superior do ProfitChart PRO clique no menu Desktops, e logo após em Salvar Como. Escreva o nome de seu Desktop, clique em OK, e tenha ele sempre disponível para uso quando for nesse menu.

Dessa maneira, o ProfitChart PRO é uma plataforma feita para se adaptar ao estilo operacional de qualquer trader.

A possibilidade de criação de telas é infinita; cabe ao operador montar do modo que mais achar interessante, que o ProfitChart PRO irá atender.

O próximo artigo é um assunto fundamental a scalpers: os books. Os melhores modos de utilizar essa ferramenta com a explicação do significado de abas como profundidade e netrix serão explanados, além de demonstrar a importância para o day-trade dessa funcionalidade.

Boas leituras e bons trades!



AutoOp Introdução ao Básico

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr.Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br

Carregando...