Ferramentas de Trading

Books

O ProfitChart PRO é uma plataforma projetada para a agilidade operacional.

Operar pelo gráfico, agredir no(s) book(s), ou pendurar uma ordem fica muito mais fácil através de uma série de ferramentas especiais.

Conheça o arsenal de ferramentas de negociação eletrônica existentes no ProfitChart PRO.

Operar Através do Livro de Preços

Anteriormente, vimos que o livro de preços (ou book) nos fornece diversas ferramentas analíticas, porém, ele pode sr também um grande aliado para operações.

Segue abaixo uma imagem do livro de preços.



Com dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre algum preço no book, a boleta é automaticamente aberta, com o preço em questão já preenchido. A quantidade (circulada abaixo) é inicialmente configurada para o mínimo negociável do ativo (100 ações, para o segmento Bovespa, e 5 contratos para o Dólar Futuro, por exemplo).

No ProfitChart PRO, um fator fundamental para agilizar as operações é o reposicionamento automático do cursor do mouse para o botão de compra/venda ao abrir uma boleta via livro de preços. Dessa maneira, o trader não necessita mover manualmente o cursor para abrir a operação, ganhando um tempo precioso para aproveitar a oportunidade no momento que ela surge.

Boleta Day-Trade

A Boleta Day Trade permite entrada, saída, zeragem e reversão de posições com apenas 1 click:



Ao clicar em roteamento, na parte superior do ProfitChart PRO, e em Boleta Day Trade, essa será aberta. Também é aberta com uso do teclado, pressionando F10.

É uma ferramenta pensada para o day-trade; para auxílio da explicação dos botões, será usado o livro de preços abaixo.

O botão compra mercado é uma funcionalidade que serve para agredir o mercado na venda. Ao clicar nesse botão, estaríamos comprando a 3.818,00. Em contrapartida, o botão venda mercado agride o mercado na compra, ou seja, venderia a 3.817,00.

Os botões bid e ask servem ao trader de modo tanto a pendurar ordens como para agredir ordens.

Em compra no ask, é comprado na melhor oferta de venda, ou seja, a 3.818,00. Em venda no bid, é feita venda na melhor oferta de compra, então, a 3.817,00. Essas ordens são ordens de agressão, pois há lotes na parte contrária, nesse preço, a serem consumidos.

Em compra no bid, é feita compra na melhor oferta de compra, logo, a 3.817,00. Em venda no ask é vendido na melhor oferta de venda, ou seja, 3.818,00. Nesse caso, essas são ordens limitadas, ou seja, penduradas no livro de preços, pois não há ofertas, até então, a serem consumidas nesses preços.

O botão zerar serve para sair de uma operação. Assim, se está comprado, vende a mesma quantidade de lotes à mercado, o contrário caso estivesse vendido, zerando a posição. Zerar todas posições fecha não só a última operação como todas que estiverem abertas.

O botão inverter serve para tomar posição contrária de mesma quantidade àquela que está aberta no momento. Desse modo, se está comprado em 5 (cinco) contratos de dólar, ao clicar nesse botão, é vendido 10 (dez) contratos de dólar à mercado, não só zerando a posição comprada como iniciando uma posição vendida de mesma quantidade.

Os botões boleta de compra e boleta de venda servem para abertura de boletas.

Operar Pelo Gráfico

O gráfico do ProfitChart PRO é, de semelhante modo às outras ferramentas da plataforma, adaptado para o operacional. Abaixo uma imagem de um gráfico do ProfitChart (DOLX15 - 5 minutos)



Clicando sobre o gráfico com o botão direito do mouse aparecem as opções acima, para abertura de boletas, inserção de estratégias e indicadores, e inserção do Chart Trading, esse um modo de operar sem abrir boletas ou usar outras ferramentas além do gráfico.

O Chart Trading é composto por duas abas, à direita: day-trade e boleta.

A aba day-trade é a Boleta Day-Trade acoplada no gráfico, com seus botões de compra e venda à mercado e zerar.

A aba boleta é mais utilizada para pendurar ordens no book de ofertas. Como as outras boletas, há escolha de preço e quantidade.

O ativo DOLX15 está sendo negociado no preço de 3.842,00. Foi encaminhada uma ordem a 3.829,00, ao clicar em comprar, conforme imagem abaixo.



Caso o trader já desejar encaminhar uma ordem stop, abaixo de preço há o stop offset. Onde está contornado em vermelho, deve ser selecionado para encaminhar esse tipo de ordem.

Na imagem abaixo, é selecionado o stop offset, de modo que, encaminhada inicialmente uma compra a 3.829,00, o stop (limite de perda) foi encaminhado a 3.824,50 (botão vender).



Abaixo de preço, ao lado da seleção stop offset é escolhido até qual preço o stop será aceito (contornado em vermelho). Em caso de intensa volatilidade, por exemplo, para evitar que o mercado pule a ordem stop, foi escolhido, no exemplo, uma margem de até 1 (um) ponto.

Assim, caso a volatilidade do mercado acabe por pular a ordem stop de 3.824,50, a ordem será executada até 1 (um) ponto para baixo, ou seja, até 3.823,50.

SUPER DOM

A ferramenta SuperDOM é certamente uma das funcionalidades mais dinâmicas do ProfitChart PRO. Semelhante, na análise, à aba Netrix, contém uma gama de botões operacionais.

Além dos já conhecidos compra mercado, venda mercado, zerar e inverter, apertando a tecla Control, e movimentando o mouse pelos preços, é possível enviar ordens.

A diferença do ProfitChart PRO é a possibilidade de visualizar, em uma janela menor, preços e ofertas, encaminhando desse modo, ordens limitadas, à mercado ou stops.

Na imagem abaixo, uma representação desses três tipos de ordens.

  • O envio de ordem limitada, também conhecido como pendurar uma ordem no book, seria nesse caso, encaminhar ordens até 3.918,00.





  • A ordem à mercado, é a chamada agressão, que faz sentido ser realizada apenas no último preço no qual há lotes a serem consumidos; no exemplo abaixo, seria o envio da ordem à 3.923,00





  • A ordem stop é aquela que, encaminhada a determinado preço, só será enviada quando o mercado passar por aquele preço. No exemplo abaixo, ordens de 3.922,00 para cima, automaticamente já são reconhecidas pelo SuperDOM como ordens stop.





O que há de mais novo para operações voltadas para o swing e day-trading está no ProfitChart PRO. Para os próximos artigos, serão abordados os books do ProfitChart PRO. Operar sem olhar ou entender os books, para um day-trader, é como operar com metade da visão, tamanha importância dessa ferramenta.

A filtragem de ofertas, monitoramento de players e a o próprio book dentro do gráfico são algumas dessas novidades.



Introdução ao Básico

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...