Ferramentas de Trading

Times and Trades

Para operações de curtíssimo prazo é mais do que necessário verificar as agressões do mercado, que são os eventos que realmente movimentam os preços do ativo.

Esse artigo apresenta a ferramenta focada em mostrar todos os negócios ocorridos em determinado ativo ao longo do dia: Times and Trades.

No ProfitChart PRO, o Times&Trades além de mostrar os negócios efetuados, ampliou ao máximo os recursos dessa ferramenta, introduzindo novos conceitos como apresentar os players mais atuantes no ativo, de modo gráfico, e também quem tomou a iniciativa do negócio, ou seja, quem foi o agressor de cada trade.

Negócios

A aba negócios apresenta todos negócios do dia efetuados naquele ativo. Tais quais em outras ferramentas como o Livro de Ofertas, apresentado em artigos anteriores, é possível monitorar players e trades relevantes. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre essa janela e ir para Propriedades do Times And Trades.

Segue imagem dessa aba:



Apresenta-se o momento que ocorreu o negócio, com a data, o comprador e vendedor e os valores e quantidades negociadas.

Um ponto importante do ProfitChart PRO, nessa ferramenta, é a classificação automatizada do agressor. Essa coluna, cujo nome está destacado em azul, é importante para o trader, pois apresenta quem tomou a iniciativa do trade, se foi o comprador ou o vendedor, ou se foi um trade direto.

Essa informação é de extrema valia, pois transmite em profundidade a "temperatura" do mercado em determinado momento. Muitas agressões podem sinalizar um player faminto por lotes, impulsionando o mercado em certa direção. Diversas informações importantes são derivadas a partir desse ponto essencial.

Ordem Original

A aba ordem original é uma facilitadora para o trader, pois apresenta as agressões de maneira compilada; essa compilação é oriunda da aba negócios. É uma funcionalidade que demonstra exatamente a boleta que determinado player encaminhou à mercado. Segue imagem abaixo, à esquerda ordem original, e à direita negócios:



No momento que algum player encaminha alguma ordem à mercado, principalmente quando é uma ordem considerada de grande quantidade, não necessariamente ele terá exatamente a mesma oferta na contrapartida; no exemplo, é visto, à direita, que o player ICAP realizou 5 (cinco) trades de compra, sendo 25, 50, 5, 5, e 15 contratos respectivamente. Á esquerda, porém, vemos qual foi a real boleta de compra que ele encaminhou, que foi de 100 contratos, confirmada pelo horário encaminhado.

Assim, esse player encaminhou à mercado uma ordem de 100 contratos no preço 3.856,50, acabando por comprar, naquele preço, essa quantidade, fracionada de cada oferta disponível no book. Ou seja, você tem uma informação que a imensa maioria do mercado não tem: a boleta reconstruída ou dito de outra maneira, a ordem original.

Compradores e vendedores

A aba compradores e a aba vendedores, respectivamente apresentam os players que mais compraram e os que mais venderam durante o dia.

É possível, ao clicar com o botão direito do mouse sobre essas janelas e movimentar o mouse até gráfico, definir se queremos visualizar essa informação de maneira gráfica (Mostrar somente gráfico), em números tabelados (Mostrar somente tabela), ou os dois conjuntamente (Mostrar Gráfico e Tabela). Segue imagem abaixo:



Saldo

A aba Saldo é o resultado simultâneo entre compra e venda de determinado player. Assim, o que foi comprado subtraído do que foi vendido, é o saldo do player.

Nas propriedades é possível escolher como apresentar essa aba: de maneira tabelada ou gráfica, com ou sem volume financeiro, dentre outras. Três informações são mais utilizadas: nome do player, volume quantidade e média, conforme imagem abaixo.



Com essas informações, é possível, por exemplo, verificar tomadas de posição - maiores comprados ou vendidos do dia, em Volume quantidade - e players que estão com o preço médio favorável ou não - no exemplo, o ativo está sendo negociado a 3.863,00, abaixo da média da maioria dos comprados, uma situação a eles desfavorável.

Um bom modo de utilizar essa ferramenta é, lado a lado ou um acima do outro, colocar uma janela dos maiores comprados e outra dos maiores vendidos. Assim, primeiramente se abre o Times and Trades na aba Saldo. Após, abre-se outro Times And Trades nessa aba, e se clica com o botão esquerda do mouse em Volume Quantidade (circulado em laranja), organizando de modo que os maiores vendidos apareçam no topo.



Evolução no tempo

Essa aba apresenta de maneira gráfica o saldo dos players durante o dia. Assim, é possível analisar exatamente o que foi feito por algum player ou por um conjunto de players; quando começou a comprar mais, ficou comprado/vendido por quanto tempo, em que momento zerou a sua posição.



Ao clicar com o botão direito do mouse e posicionar em Gráfico, é possível incluir na ferramenta o preço do ativo e o indicador VWAP (Volume Weighted Average Price), já inclusos no exemplo acima. Ainda em Gráfico é possível selecionar a entrada ou saída de algum player dessa aba.

Clicando com o botão direito do mouse sobre a janela, em Gráfico, e clicando com o esquerdo em Mostrar Somente Tabela, ao lado dos players haverá um menu de seleção, onde é escolhido os players apresentados no gráfico.



SuperDOM Simulador

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3023-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...